Reciclemos!

2005/08/18

Reclamar compensa (às vezes...)

A 16 de Agosto enviei um e-mail para o Instituto da Comunicação Social (ICS) para ver se este resolvia um problema de associação dos registos que constavam da respectiva base de dados e que, anteriormente, através de uma ida pessoal ao Palácio Foz (onde está o ICS) não havia ficado resolvido.
Os erros que eu apontava na mensagem de reclamação - que reproduzo abaixo - foram corrigidos, contribuindo assim para melhorar o serviço que o ICS presta aos cidadãos que pretendem saber que órgãos de imprensa regional estão inscritos na sua região.

"Exma. Sra. Dra. Maria Teresa Gonçalves Ribeiro, Presidente do Instituto da Comunicação Social (ICS),

Venho por este meio contactá-la para informar que a base de dados que o ICS disponibiliza aos cidadãos em www.ics.pt apresenta aquilo que me parecem ser vários erros de associação dos registos aos distritos.

Só para ter um exemplo, há publicações de Viseu que estão catalogadas em Leiria, títulos de Lisboa que estão associados ao Porto e vice-versa, e órgãos de Évora que estão descritos como sendo de Setúbal.

Apercebi-me desses erros há alguns dias, pelo que na tarde da passada sexta-feira, 12 de Agosto, dirigi-me ao Palácio Foz para alertar a Divisão de Registos do ICS para o caso, onde fui atendido por uma funcionária cordial, mas pouco aberta a colaborações externas.
Digo isto porque, quando perguntei para onde deveria direccionar uma mensagem com os erros que havia detectado, a funcionária alegou que “existe uma equipa que é paga para fazer esse trabalho, pelo que dispensamos a sua colaboração, obrigado”.

Perante esta reacção, decidi visitar o vosso site, onde, após uma rápida vista de olhos, me deparei com o contacto para onde agora lhe escrevo.

É que, como existem quase 5 mil registos de publicações periódicas em Portugal, entendo que o ICS deveria considerar bem-vinda toda a ajuda na detecção das gralhas existentes, razão pela qual me dirijo directamente a si, para que tome medidas simples no sentido de melhorar o serviço que o instituto que dirige presta aos cidadãos.

Assim, no ficheiro em anexo envio-lhe as 37 trocas que me parecem existir, tendo como base a morada apresentada para a redacção do órgão.
É devido a esse critério que sugiro a saída do “Jornal de Esposende” do distrito de Braga (ao qual Esposende pertence), uma vez que a redacção deste órgão está, de acordo com os vossos registos, sediada na Póvoa de Varzim (que pertence ao distrito do Porto).

Espero também que esta minha acção contribua para que, num olhar mais atento pelos registos, o ICS detecte casos de publicações cuja presença na base de dados já não faça qualquer sentido manter, ao abrigo da lei vigente, ou que necessitem de outro tipo de actualizações.

Com os melhores cumprimentos,
Luís Humberto Teixeira
Jornalista"