Reciclemos!

2005/07/28

Poupar água

Numa fila, a minha mulher ouviu uma senhora que estava atrás dela dizer para outra: "Tenho 80 euros de água para pagar este mês! Nem sei como isto aconteceu!"
Desconheço a dimensão do agregado familiar da senhora, mas ainda assim parece-me que 80 euros em água é bastante, dado que corresponde a cerca de oito meses de consumo desse mesmo líquido na minha casa...

Sempre me ensinaram que poupar água (e poupar recursos em geral) é uma questão de inteligência e de economia. O problema é que, das duas uma: ou esta noção que me foi ensinada não foi transmitida a muitíssima gente, e aí a culpa da falta de poupança é do desconhecimento; ou então foi ensinada mas as pessoas simplesmente ignoram-na, seja por inércia, por desleixo, por mero comodismo ou por qualquer outra razão.

E deste exemplo do dia-a-dia a questões como a Ota ou o TGV é um pulo... porque se há tanta gente a governar a sua casa sem o mínimo sentido de poupança, como é que podemos querer ter fortes probabilidades de ter governantes que giram decentemente os recursos e as prioridades do país?