Reciclemos!

2005/08/29

Ciência Viva no Verão

Este ano já participei em quatro actividades do Ciência Viva no Verão - uma de Engenharia e três de Biologia.
A de Engenharia foi uma visita à Central de Alqueva, em que vi por dentro como é que está estruturada a barragem. Aproveitei a ida até àqueles lados para almoçar numa zona verde junto à barragem, ver a nova Aldeia da Luz e dar um pulo até Espanha, para atestar o depósito do carro, já que a gasolina estava 30 cêntimos mais barata do que cá...
As de Biologia realizaram-se mais próximo de casa.
A primeira foi perto de Vila Nova de Santo André, onde fiz parte de um grupo fantástico que foi limpando a mata e as dunas (assim que a fotografia de grupo com todo o lixo recolhido estiver disponível publico-a aqui), ao mesmo tempo que ouvia as explicações dos monitores acerca das estratégias de adaptação ao meio das diversas espécies locais, algumas delas endémicas.
A segunda foi na Arrábida, onde visitei a área que ardeu em 2004 e fiquei a saber como é que nos próximos dez anos a zona poderá voltar a ser parecida com o que era. Foi uma acção que serviu também para ver como uma vegetação adequada ao nosso clima recupera mais depressa do que pinhais e eucaliptais plantados pelo homem com o mero objectivo do lucro...
Por fim, a terceira acção decorreu em Sintra, no Parque de Monserrate, onde fiquei a saber o que é a Astrobiologia, uma ciência que estuda a origem, distribuição e destino da vida por todo o universo. Com ela reforcei a ideia que tinha acerca do grau de humidade da serra de Sintra (atchim!).

Isto tudo serve, em parte, para justificar a minha ausência destas paragens nos últimos tempos, mas sobretudo para aconselhar a quem ainda tiver um dias livres para que consulte o site do Ciência Viva no Verão e fique a conhecer melhor os astros, as plantas, os animais, as rochas, as grutas, as fábricas, as barragens ou os faróis deste país.
Vale a pena fazê-lo este ano - e nos próximos, certamente - agora que à frente do ministério voltou a estar aquele que é considerado o "pai" da ideia: Mariano Gago.

1 Comments:

Enviar um comentário

<< Home