Reciclemos!

2005/10/23

Círculo único na Madeira

Em 2008, a Assembleia Legislativa Regional da Madeira (ALRM) vai passar a ser composta por 47 deputados eleitos através de um círculo único que abrange todo o território do arquipélago.
O acordo já foi estabelecido entre PSD e PS, sendo que, com a mudança introduzida, todos os madeirenses passam a ter o mesmo peso na definição da ALRM, votem eles na Calheta, no Funchal ou em Porto Santo, algo que até agora não acontecia, devido à existência de 11 círculos de eleição distintos.

Simulando o novo sistema com os resultados de 2004, vemos que as alterações prejudicam, em termos partidários, as duas forças que chegaram a acordo - PSD e PS -, sendo o CDS-PP o único partido que sai a ganhar com o novo sistema.
Isto porque, com o sistema antigo, o PSD elegeu 44 deputados, o PS 19, o CDS-PP 2, a CDU 2 e o BE 1, enquanto que, com uma simulação do sistema novo, o PSD fica com 27 deputados, o PS com 14, o CDS-PP com 3, a CDU com 2 e o BE com 1.
Ou seja, o PSD perde 17 deputados, o PS perde 5 e o CDS-PP ganha 1. No total, o parlamento madeirense fica com menos 21 parlamentares.

Esta distribuição dos mandatos tem a seu favor o facto de se aproximar mais da votação real dos madeirenses.
Por exemplo, em 2004 o PSD obteve 54% dos votos e 64% dos lugares na ALRM. Com o novo sistema, ficará com 57%, um valor muito mais próximo da vontade expressa pelo eleitorado.
No caso do PS a coisa funciona ao contrário, pois os 27% de votos obtidos passam a corresponder a 30% dos lugares, quando com o sistema antigo significaram 28%.
Porém, este é o único caso de distorção ligeira, já que o CDS (7% dos votos) passa a ter 6% dos lugares contra os 3% que detinha, enquanto a CDU (5,5% dos votos) fica com 4% em vez de 3% e o BE (3,5% dos votos) sobe o seu peso parlamentar de 1,4% para 2%.

Outra das vantagens do novo sistema é a introdução de um número ímpar de deputados regionais, o que impedirá situações de empate técnico como aquele que se verificou em 1999 nas eleições para a Assembleia da República, em que o PS obteve 115 mandatos e a oposição outros 115.

Além disso, o número de votos inúteis passa dos mais de 15% actuais para menos de 5%.

Resumindo: é preciso dar os parabéns ao PSD-Madeira e ao PS-Madeira, pois foram capazes de avançar com uma reforma necessária, ainda que ela lhes custe muitos assentos parlamentares. Para quando uma atitude semelhante a nível nacional?

2005/10/14

Que bem educados que eles são...

... até pedem licença para matar jornalistas.

2005/10/11

Sintomático...

Nem as tempestades tropicais escapam: ao passar por Portugal transformam-se em depressões...