Reciclemos!

2006/02/19

A memória de Gaspar Castelo-Branco e o ICS

Motivado pela entrada "Gaspar Castelo-Branco - foi decidido esquecê-lo", publicada n'O Acidental, decidi fazer uma busca na Internet por "Gaspar Castelo-Branco", tendo reparado que, entre os registos do Google, havia um que apontava para o site do Instituto da Comunicação Social.

Seguir o link directamente não deu resultado, mas vi pelo texto de amostra dado que a página catalogada pelo Google continha uma referência a "Sempre (Trimestral)".

Conhecendo a base de dados do ICS, percebi que era o nome de uma publicação que ali estava registada e pensei que o erro no link se devia ao facto de o registo já lá não estar. Porém, ainda assim, fui confirmar.

Dirigi-me à base de dados de registos do ICS e introduzi "Gaspar Castelo Branco" (sem as aspas) no campo "Palavra".
E lá estava então, 20 anos depois da sua morte, Gaspar Castelo-Branco como director da "Sempre", uma publicação trimestral propriedade do Ministério da Justiça - Estabelecimento Prisional de Lisboa...

Desconheço se a "Sempre" ainda existe, mas tenho a certeza que Gaspar Castelo-Branco já não é o seu director há, pelo menos, 20 anos, dado que foi assassinado a 15 de Fevereiro de 1986, no exercício das suas funções de Director-Geral dos Serviços Prisionais.

Infelizmente, esta curiosidade ajuda a comprovar a ideia de que este antigo funcionário do Estado está realmente esquecido, além de contribuir igualmente para avivar a minha ideia de que o serviço de manutenção dos registos de publicações periódicas do ICS podia funcionar melhor do que funciona... mas isso é matéria para outro post ou para outro e-mail de reclamação.

1 Comments:

Enviar um comentário

<< Home